sábado, 1 de agosto de 2009

ACIDENTE AEREO NA CORDILHEIRA 1972


A 13 de Outubro de 1972 um avião de uma companhia aérea do Uruguai, que transportava uma equipa de rugby até o Chile, caiu na quase impenetrável Cordilheira dos Andes.

O avião transportava 45 passageiros, 12 morreram no embate. . Poucos dias após a tragédia, 17 dos que sobreviveram à queda morreram de fome e frio. As temperaturas na cordilheira chegavam a 30 graus abaixo de zero e a comida, sobras das guloseimas dos próprios passageiros e restos dos lanches da aeronave, acabou rapidamente.

Os 16 sobreviventes viram-se, então, obrigados a comer a carne dos ex-companheiros mortos, congelados pela neve dos Andes.

Os tripulantes a princípio tinham esperança de serem encontrados, vêem os companheiros morrerem um a um com o passar do tempo. A dificuldade em conseguir água – obtida pela neve derretida – e a decisão de cortar a carne dos mortos para sobreviver.

No cenário branco, permaneceram durante 72 dias à espera do resgate: ninguém podia acreditar que seres humanos resistissem tanto tempo num ambiente tão hostil. Na verdade, o auxílio só chegou às montanhas geladas porque dois homens do grupo conseguiram sair do isolamento e procurar ajuda.
Em 1993 este acidente e a história dos sobreviventes foi passado para o cinema através do filme: “Alive” dirigido por Frank Marshall.

Nenhum comentário:

Postar um comentário