quinta-feira, 23 de julho de 2009

LAMPIÃO O REI DO CANGAÇO


Lampião ,que era chamado o "o rei do cangaço",colocou medo na população por muitos anos,suas investidas eram sempre cruéis,na maioria das vezes nao poupava ninguem,sua decadência, afinal, começou no dia em que resolveu atacar a cidade de mossoró,a partir daí sua derrota serviu de incentivo até para os macacos,como era chamada a policia.De acordo com estudos, a entrada de Lampião no território potiguar até o assalto a Mossoró, o bando gastou cerca de três dias. Da noite de 9 para 10 de junho, os cangaceiros entraram em território potiguar, por Luís Gomes. No dia 12, chegaram ao povoado de São Sebastião, hoje a cidade de Dix-sept Rosado. De lá, foi enviado um telegrama para Mossoró, avisando sobre a chegada do bandido. A cidade, que estava em festa, entrou em desespero. O prefeito organizou então um êxodo, montando as trincheiras para recepcionar os invasores.


"Esvaziar a cidade foi uma grande estratégia do prefeito Rodolfo Fernandes. Assim, quem ficou para o combate não ficou preocupado com a própria família, que estaria em casa", explica Kydelmir Dantas. O problema foi que o raiar do dia acabou com o ânimo de muitos combatentes, que abandonaram as trincheiras. "Caso o ataque tivesse sido no dia 12, certamente Lampião teria encontrado a cidade bem mais protegida. E a história poderia ser outra", conjectura.
No dia 13, ao chegar no Sítio Saco, é enviado o primeiro bilhete, pedindo 400 contos de réis para poupar a cidade. Com a negativa, vem o segundo bilhete ameaçador e a resposta: Lampião podia vir que o que tinha separado para ele era bala.

À tarde, por volta das 16h, começou o ataque. Lampião dividiu o bando em três grupos. Um atacou a casa do prefeito; outro a estação ferroviária; o terceiro rumou para o cemitério. Com a resistência armada, o bando recua cerca de uma hora após o início do conflito. Ficam para trás Colchete, morto, e Jararaca, ferido no peito. Este último seria assassinado no dia seguinte e virou elemento de culto pelo povo da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário